Sobre nós
Centro cultural e gastronômico inédito no país, o CRQA MG é um espaço idealizado para a valorização da cozinha mineira, seus saberes e sabores, com o foco no queijo artesanal, um patrimônio imaterial do estado.
Reunimos grandes especialistas e produtores dessa iguaria para estimular a produção e fomentar ainda mais o mercado de gastronomia em Minas Gerais, difundir conhecimento, formar consumidores mais informados, promover discussões e preparar profissionais.
Somos parte da nova economia criativa, que hoje é um dos principais agregadores de valor para a sociedade em termos de geração de conhecimento, empregos e riquezas, por meio de entregas de produtos e experiências culturais.
O CRQA
O Centro de Referência do Queijo Artesanal (CRQA) é um espaço cultural que agrega produtos e experiências relacionadas a um dos maiores patrimônios da nossa gastronomia – o queijo – reunindo professores, pesquisadores e técnicos qualificados.
Projetado pelo arquiteto José Lourenço e instalado no Espaço 356, em Belo Horizonte, o CRQA é revestido com vergalhões de ferro, traz uma ambiência imersiva, com curvas inspiradas nas serras de Minas, em uma arquitetura e projeto expositivos complexos e bem trabalhados.
O CRQA irá reunir uma exposição permanente sobre o Queijo Artesanal, loja colaborativa, biblioteca dedicada à gastronomia, anfiteatro para eventos diversos, área de convivência e sala de aula completa com cozinha didática, para atividades formativas em temas de cultura e gastronomia.
A biblioteca será a primeira de Minas Gerais dedicada à Gastronomia, com títulos nacionais sobre culinária e cultura alimentar, pesquisas e teses científicas, e ainda traduções para o português dos principais livros internacionais de gastronomia, muitos inéditos no Brasil.
membros
Formado por profissionais que são referência em suas áreas de atuação, o Comitê Científico e Cultural Multidisciplinar foi constituído para embasar e nortear todas as ações e atividades, garantindo sinergia com as últimas tendências e correntes da gastronomia.
São membros do comitê, o jornalista especializado em gastronomia Josimar Melo, a museóloga Célia Corsino, o antropólogo da alimentação italiano Ernesto di Renzo e o médico veterinário e especialista em queijos artesanais Elmer Almeida.